Inteligência artificial generativa para a educação das artes: diálogo e análise crítica sobre o conceito de experiência criativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.144345Palavras-chave:
Arte/Educação, Inteligência artificial generativa, Experiência criativa, Simulacro, DiálogoResumo
O capítulo “Qual é o vínculo entre a arte e a inteligência artificial a partir de uma prática pedagógica crítica?” proposto por Escaño e Osuna-Acedo (2024) oferece uma reflexão pós-humana sobre inteligência artificial (IA), artes e educação crítica. O exercício dialógico apresentado neste artigo continua e aprofunda a reflexão, analisando, entre o sujeito humano e a IA generativa, o conceito de experiência criativa, um contexto epistemológico que necessita de um componente crítico e compromisso ético e educacional.
Downloads
Referências
ARROYO-SAGASTA, Amaia. (Coord.). Inteligencia artificial y educación: construyendo puentes. Barcelona: Graó, 2024.
BAKER, Camile C.; SICCHIO, Kate. (Eds.). Intersecting Art and technology in practice: techne/technique/technology. Nueva York: Routledge, 2016.
BAUDRILLARD, Jean. Cultura y simulacro. Barcelona: Kairós, 2005.
BARTHES, Roland. El susurro del lenguaje. Más allá de la palabra y la escritura. Barcelona: Paidós, 1987.
CRESWELL, Jonh W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Londres: Sage Publications, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. ¿Qué es la filosofía? Barcelona: Anagrama, 2019.
DENZIN, Norman K. The research act: a theoretical introduction to sociological methods. Nueva York: Routledge, 2012.
ESCAÑO, Carlos; OSUNA-ACEDO, Sara. ¿Cuál es el vínculo entre el Arte y la Inteligencia Artificial desde una práctica pedagógica crítica? En A. Arroyo-Sagasta, A. (Coord.), Inteligencia artificial y educación: construyendo puentes. p. 83-98. Barcelona: Graó, 2024.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: the critical study of language. Londres y Nueva York: Longman, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. Madrid: Siglo XXI, 1999.
GADAMER, Hans-Georg. Truth and method. Londres y Nueva York: Continuum, 2004.
JAMESON, Fredric. Teoría de la postmodernidad. Madrid: Trotta, 1996.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: an introduction to its methodology. Londres: Sage Publications, 2018.
MACHADO, Penousal; ROMERO, Juan; GREENFIELD, Gary. (Eds.). Artificial intelligence and the arts. Computational creativity, artistic behaviour, and tools for creatives. Berlín: Springer, 2021.
MARTÍN- PRADA, Juan. Teoría del arte y cultura digital. Madrid: Akal, 2023.
MARTÍN-PRADA, Juan. La creación artística visual frente a los retos de la inteligencia artificial. Automatización creativa y cuestionamientos éticos. Revista Eikon/imago, 13, 2024.
MERRIAM, Sharam B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: a guide to design and implementation. Nueva York: Wiley, 2015.
NEUENDORF, Kimberly A. The content analysis guidebook. Londres: Sage Publications, 2017.
OPENAI. ChatGPT, 2024. https://chat.openai.com/chat
PALEY, Nina. Copyright is brain damage, 2015. https://www.youtube.com/watch?v=XO9FKQAxWZc&ab_channel=TEDxTalks. Acceso en: 15 de junio de 2024.
PASQUINELLI, Matteo. How a machine learns and fails. Spheres: journal for digital cultures, 5, 1–17, 2019.
PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods. Londres: Sage Publications, 2015.
RICOEUR, Paul. Hermeneutics and the Human Sciences: essays on language, action and interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
SAWYER, R. Keith. Explaining creativity: the science of human innovation. Oxford: Oxford University Press, 2006.
STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. Londres: Sage Publications, 1995.
VAN DIJK, Teun A. Discourse and power. Londres: Palgrave Macmillan, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.