Entrevista a Inés Dussel: sobre a Política Nacional de Educação Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.142019Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação Digital, Educação Midiática, Políticas PúblicasResumo
Nesta entrevista, Inés Dussel reflete sobre a Política Nacional de Educação Digital (PNED) no contexto das relações entre educação e tecnologias digitais. Destaca a importância de uma visão crítica sobre o acesso digital, ressaltando que a digitalização não resolve todas as desigualdades e pode criar problemas. Ela defende a inclusão de discussões sobre ética e política nas políticas de educação digital, além da necessidade de pensar na proteção de dados não apenas como dados pessoais, mas também no controle exercido pelas corporações. Afirma que a formação docente deve integrar questões contemporâneas do digital, incluindo inteligência artificial e algoritmos, visando uma educação mais crítica e autônoma.
Downloads
Referências
ALLARD, Laurence; MONNIN, Alexandre; NOVA, Nicolas. (Eds.). Écologies du smartphone. Bordeaux: Le Bord de l’Eau, 2022.
BARRÈRE, Anne. De quoi l’éducation artistique et culturelle est-elle la solution? In: BARRÈRE, Anne; MONTOYA, Nathalie. (Eds.). L’éducation artistique et culturelle: Mythes et malentendus. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 63-80.
BERLANT, Lauren. The commons: Infrastructures for troubling times. Environment and Planning D: Society and Space, v. 34, n. 3, pp. 393-419, 2016.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de abril de 2023. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm.
CHAMPY, Philippe; GAUTHIER, Roger-François. Contre l'école injuste! ESF Sciences Humaines, 2022.
CHOMSKY, Noam; ROBERTS, I., & Watumul, J. (2023, March 8). Noam Chomsky: The false promise of ChatGPT. The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/08/opinion/noam-chomsky-chatgpt-ai.html. Acesso em: 27 jul. 2024.
DESPRET, Vinciane. Habitar como un pájaro: modos de hacer y de pensar los territorios. Buenos Aires: Cactus, 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tiempo: Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005.
DUSSEL, Inés; WILLIAMS, Federico. Los imaginarios sociotécnicos de la política educativa digital en México (2012-2022). Profesorado, v. 27, n. 1, p. 39-60, 2023. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/26247. Acesso em: 27 jul. 2024.
DUSSEL, Inés. La formación docente y los desafíos de la pandemia. Educación, Formación e Investigación, v. 6, n. 10, p. 11-25, 2020.
DUSSEL, Inés. La verdad en la imagen propagandística: Reflexiones sobre un corpus enigmático (Westerbork, 1944). Historia y Memoria de la Educación, v. 8, pp. 23-58, 2018.
DUSSEL, Inés. ¿Estamos ante el fin de la escuela? Transformaciones tecnológicas y pedagógicas en la pospandemia. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 51, p. 31-48, 2022. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/11333. Acesso em 27 jul. 2024.
DUSSEL, Inés; FERRANTE, Patrícia. Global connective media: YouTube as an educational infrastructure. In: R. J. TIERNEY, F. RIZVI, & K. ERCIKAN (Eds.). International Encyclopedia of Education. 4th ed. 2023. p. 622-629.
FREIRE, Paulo. Educar com a mídia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HAYLES, N. Katherine. Inside the mind of an AI: Materiality and the crisis of representation. New Literary History, v. 53, n. 4, p. 635-666, 2022. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/898324. Acesso em: 27 jul. 2024.
HILLMANN, Thomas; MACGILCHRIST, Felicitas; KIESEWETTER, Svea. Epistemologies of data visualisations: On producing certainties, geographies and digitalities in critical educational research. On Education. Journal for Research and Debate, v. 6, n. 18, 2023. Disponível em: https://www.oneducation.net/no-18_december-2023/epistemologies-of-data-visualisations-on-producing-certainties-geographies-and-digitalities-in-critical-educational-research/ Acesso em 27 jul. 2024.
HUI, Yuk. Fragmentar el futuro: Ensayos sobre tecnodiversidad. Buenos Aires: Caja Negra, 2021.
LARROSA, Jorge. (Ed.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MONDZAIN, Marie-José. (Ed.). Voir ensemble: Autour de Jean-Louis Desanti. Paris: Gallimard, 2003.
MOROZOV, Evgeny. La locura del solucionismo tecnológico. Katz Editores-Capital Intelectual, 2026.
OSORIO, Magaly Mahanaim Landa. Experiencias de apropiación de tecnologías en estudiantes universitarios con (dis)capacidade. Master's thesis, Cinvestav, Departamento de Investigaciones Educativas, México). Ciudad do México, 2017. Disponível em: https://repositorio.cinvestav.mx/handle/cinvestav/2937. Acesso em 27 jul. 2024.
SADIN, Éric. Anatomía del espectro digital: Crónicas y entrevistas sobre el tecnoliberalismo. Santiago: Saposcat, 2023.
SADIN, Éric. Anatomía del espectro digital: Crónicas y entrevistas sobre el tecnoliberalismo. Santiago: Saposcat, 2023.
SADIN, Éric. La humanidad aumentada. Buenos Aires: Caja Negra Editores, 2017.
SIMONS, Maarten; MASSCHELEIN, Jan. ¿Un nuevo movimiento escolar? Revista Del IICE, v. 51, 2022. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/11488. Acesso em: 27 jul. 2024.
SOUSA, Ana Paula; RAVACHE, Guilherme. Janelas em revolução: Disrupções, dilemas regulatórios e novas oportunidades para o audiovisual. Projeto Paradiso, 2022. Disponível em: https://www.projetoparadiso.org.br/publicacoes/estudo-janelas-em-revolucao/ Acesso em: 2 de julho de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.