Imagens de controle: um conceito de Patricia Hill Collins para pensar o ensino de arte

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DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.129919

Palavras-chave:

Ensino de arte, Imagens de controle, escola

Resumo

Nesse artigo ousamos deslocar o conceito criado no bojo do feminismo negro para refletirmos sobre o ensino de arte. O racismo, o sexismo, o preconceito e a pobreza que as imagens de controle almejam denunciar não estão distantes da arte e do seu ensino, pois ambos são marcados pela “ferida colonial” tal como aponta Grada Kilomba (2019). Uma sociedade desigual e marcada por relações de poder assimétricas irá perpetuar e renovar as imagens de controle. A educação e o currículo escolar não estão imunes a esse contexto. Pelo contrário, talvez a escola seja o aparelho social que mais reverbera imagens de controle. Dessa forma, as seis imagens apontadas neste artigo revelam como elas aprisionam e manipulam o ensino de arte a partir de uma ideologia de dominação.

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Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Professor nas Licenciaturas de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e do PPGE em Educação da UFJF. Docente colaborador do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP. Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo. Líder do MIRADA – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, UFJF.

Cristiano Barbosa, Secretaria de Educação de Juiz de Fora – SE, Juiz de Fora/MG, Brasil

Mestre em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes da UFMG. Licenciado em Letras pelo CES/JF. Especialização em Fundamentos da Prática Interdisciplinar. Licenciando em Teatro. Fundador e diretor do Grupo Caravana de Histórias, uma das ações do Programa Arte/Educação da Rede Municipal de Ensino de JF. Supervisor de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania da Secretaria de Educação.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

CARVALHO, Francione Oliveira; BARBOSA, Cristiano. Imagens de controle: um conceito de Patricia Hill Collins para pensar o ensino de arte . Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.129919. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/129919. Acesso em: 28 ago. 2025.

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