Imagens de controle: um conceito de Patricia Hill Collins para pensar o ensino de arte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.129919Palavras-chave:
Ensino de arte, Imagens de controle, escolaResumo
Nesse artigo ousamos deslocar o conceito criado no bojo do feminismo negro para refletirmos sobre o ensino de arte. O racismo, o sexismo, o preconceito e a pobreza que as imagens de controle almejam denunciar não estão distantes da arte e do seu ensino, pois ambos são marcados pela “ferida colonial” tal como aponta Grada Kilomba (2019). Uma sociedade desigual e marcada por relações de poder assimétricas irá perpetuar e renovar as imagens de controle. A educação e o currículo escolar não estão imunes a esse contexto. Pelo contrário, talvez a escola seja o aparelho social que mais reverbera imagens de controle. Dessa forma, as seis imagens apontadas neste artigo revelam como elas aprisionam e manipulam o ensino de arte a partir de uma ideologia de dominação.
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