A arte e a cultura afro-brasileira como descentramento sensorial na Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.117510Palavras-chave:
Pedagogia. Arte e cultura afro-brasileira. Ensino de Arte. Percepção.Resumo
O artigo discute como a disciplina Arte e Cultura Afro-Brasileira, oferecida no curso de Pedagogia da UFJF, pode desencadear processos significativos que ajudem as/os estudantes a construir novos conhecimentos sobre a arte e o seu ensino. Para isso divide o texto em quatro eixos: 1. A cidade como disparadora de memórias, saberes e experiências; 2. Explorando novos Territórios Educativos; 3. Experiências estéticas-pedagógicas; 4. Processos compartilhados de criação. Aponta que partir de diálogos interdisciplinares e da cultura afro-brasileira pode-se ampliar os atravessamentos sensoriais e perceptivos à que as/os estudantes da Pedagogia são expostas, provocando aquilo que Le Breton (2016) chama de “descentramento sensorial”. Uma maneira de desapegar-se das familiaridades perceptivas para recapturar outras maneiras de “sentir a multidão dos mundos que se escoram no mundo”.Downloads
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