A arte e a cultura afro-brasileira como descentramento sensorial na Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117510

Palavras-chave:

Pedagogia. Arte e cultura afro-brasileira. Ensino de Arte. Percepção.

Resumo

O artigo discute como a disciplina Arte e Cultura Afro-Brasileira, oferecida no curso de Pedagogia da UFJF, pode desencadear processos significativos que ajudem as/os estudantes a construir novos conhecimentos sobre a arte e o seu ensino. Para isso divide o texto em quatro eixos: 1. A cidade como disparadora de memórias, saberes e experiências; 2. Explorando novos Territórios Educativos; 3. Experiências estéticas-pedagógicas; 4. Processos compartilhados de criação. Aponta que partir de diálogos interdisciplinares e da cultura afro-brasileira pode-se ampliar os atravessamentos sensoriais e perceptivos à que as/os estudantes da Pedagogia são expostas, provocando aquilo que Le Breton (2016) chama de “descentramento sensorial”. Uma maneira de desapegar-se das familiaridades perceptivas para recapturar outras maneiras de “sentir a multidão dos mundos que se escoram no mundo”.

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Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF Juiz de Fora/MG

Professor nas Licenciaturas de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Graduação em Artes Cênicas e em Artes Visuais. Mestre e Doutor em Educação, Arte e História da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo. Líder do MIRADA – Grupo de Estudos e pesquisa sobre Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, UFJF.

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Publicado

2021-08-08

Como Citar

CARVALHO, F. O. A arte e a cultura afro-brasileira como descentramento sensorial na Pedagogia. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117510. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117510. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte