GEARTE 25 anos: interlocuções entre a educação básica, a universidade, a pesquisa e o universo imagético

Autores

  • Rosana Fachel de Medeiros Secretaria Municipal de Educação — SME, Canoas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128563

Palavras-chave:

Educação Básica, Universidade, Aulas de Artes, Visualidades

Resumo

Neste texto apresento algumas das pesquisas que venho desenvolvendo no contexto de minha atuação como docente na disciplina de Artes, as quais têm em comum o universo imagético e partem tanto de atividades que incentivam a leitura crítica de diferentes imagens quanto da própria proposição de produção de imagens. Minha participação no GEARTE foi e ainda é fundamental para a constante atualização de meu olhar enquanto professora/pesquisadora. Seguir pesquisando me aproxima, dia a dia, da docente que quero ser, me levando a constar e, constatando, me levando a intervir e intervindo, busco educar meus alunos, alunas e a mim mesma (FREIRE, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Fachel de Medeiros, Secretaria Municipal de Educação — SME, Canoas/RS, Brasil

Professora de Arte na rede municipal de ensino em Canoas-RS. Especialista em Educação Infantil, mestre, doutora, com estágio de pós-doutoramento em Educação e Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS).

Referências

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais, revista multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 30-41, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ pplurais/article/view/2300/1605. Acesso em: 10 ago. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009.

CAO, Marián López Fernández. Educar o olhar, conspirar pelo poder: gênero e criação artística. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Edições SESC SP, 2008. p. 69-86.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KARNAL, Leandro. Em evento sobre o ensino superior Leandro Karnal destaca a inversão de papéis entre professores e alunos. Zero Hora. Porto Alegre, ago. 2019. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/09/em-evento-sobre-ensino-superior-leandro-karnal-destaca-a-inversao-de-papeis-entre-professores-e-alunos-ck111rg1400dr01n3mue3mp4o.html. Acesso em: 11 ago. 2022.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 104-131.

MEDEIROS, Rosana Fachel de; PILLAR, Analice Dutra. Queda livre e as interações dos adolescentes nas redes sociais: algumas aproximações. Revista Communitas, v. 4, n. 7, p. 79-90, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3022. Acesso em: 10 ago. 2022.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Aulas de artes em tempos de pandemia e atividades remotas: como manter o vínculo do professor com os alunos, e dos alunos com a disciplina? Revista Científica Educ@ção, v. 4, n. 8, p. 956-976, 2020. https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.118 Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118/101. Acesso em: 9 ago. 2022.

MEDEIROS, Rosana Fachel de; PILLAR, Analice Dutra. Curte, que eu chamo: publicações e interações de adolescentes no Facebook. RevCom, v. 10, p. e036, 2020. https://doi.org/10.24215/24517836e036. Disponível em: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/revcom/article/view/6419. Acesso em: 8 ago. 2022.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. O caminho percorrido por mais uma GEARTEana: a docência e a pesquisa, trajetórias convergentes. Revista GEARTE, v. 6, n. especial, p. 154-164, 2019. https://doi.org/10.22456/2357-9854.92180. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92180. Acesso em: 10 ago. 2022.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. “Os memes dizem o que quero dizer”: Interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na Universidade. Textura, ULBRA, v. 24, n. 59, p. 248-266, 2022. https://doi.org/10.29327/227811.24.59-11. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054. Acesso em: 11 ago. 2022.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. 22 em 22: o centenário da Semana de Arte moderna pelos “olhos” da Abordagem Triangular. Revista GEARTE, v. 9, p. 1-16, 2022.

PILLAR, Analice Dutra; MEDEIROS, Rosana Fachel de. Artes Visuais na Pedagogia: atelier de criação de bonecos de pano. Revista GEARTE, v. 8, n. 2, p. 415, maio/ago. 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117505. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117505. Acesso em: 10 ago. 2022.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Interação nas mídias. In: PRIMO, Alex. et al. Comunicação e interação. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 27-42.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.

ROSSI, Maria Helena W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

SANTOS, Francisco Roberto da; MENDES, Wellington Vieira. Multimodalidade e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. esp., 29-49, ago. 2020. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-9esp1725. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1725. Acesso em: 5 ago. 2022.

SILVA, Gilberto Ferreira da; MACHADO, Juliana Aquino. Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino. Revista Iberoamericana de Educación, v. 77, n. 2, p. 95-114, 2018. https://doi.org/10.35362/rie7723161. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3161. Acesso em: 5 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

MEDEIROS, R. F. de . GEARTE 25 anos: interlocuções entre a educação básica, a universidade, a pesquisa e o universo imagético. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128563. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128563. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos