O GEARTE e a formação de professores da Educação Infantil do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128548Palavras-chave:
Educação infantil, Artes visuais, Formação docenteResumo
O artigo trata de alguns pressupostos assumidos pelo grupo Arte e Infância (UFRN) para organização de vivências de formação de professores da Educação Infantil para o trabalho com artes visuais, contemplando a influência do GEARTE – Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (UFRG) na delimitação das escolhas teóricas e definição de percursos durante as práticas de formação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 7 ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. EAD Freiriana: curso Paulo Freire e a Educação Popular. Módulo 1, Videoaula 5- Nós, os Humanos – Seres de Educação – Parte 1. Instituto Paulo Freire, 2021.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. Tradução de Ana Claudia Oliveira. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores: CPS, 2017.
LAROSSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício do professor. Tradução Cristina Antunes. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. (Tese) Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias. Relatório de estágio pós-doutoral: artes visuais na educação infantil: processos de formação de mediadores na escola da infância. 2019. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.