Atos para o (Re)úso de Materiais em Artes: jogar, desenhar e (per)formar, partir do espírito pueril para com a chama espiritual criar/transformar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.126291Palavras-chave:
Interlocução/arte/(per)formar/educar, Desenhar/espírito/ação, Material de (re)úsoResumo
Na arte educar/brincar/criar focados na dissertação do mestrado e que para a tese no doutorado aproximo ao ser educador/designer/artista visual e mergulho no investigar materiais reutilizáveis. Este artigo parte de um trabalho apresentado no 29º Confaeb, 2019, Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, repensar, reformar, reestruturar na sequência em minha pesquisa para refletir o (re)úso, transpassados por atos no performar do brincar e do criar, bases no sentir, no recordar por meio do expressar, partindo da infância até o mundo adulto, do espírito pueril, o espírito do tempo à chama do espírito também como possível materialidade. Embora conste o quanto o espírito, essa energia componente na matéria, pode alimentar e inspirar o criar enquanto pode agir sobre todos os planos da substância, esta investigação buscou emergir no sentido amplo do espaço da experiência e do (re)úso. Amplio a pesquisa dentro da criação, da arte e das experiências, com foco na intersubjetividade, com a retomada do espiritual com ênfase nas relações para o percepto e a fruição no ato de criar. A performance como recurso poético. Aponto alguns relatos de experiências no ensino do desenho como instrumento de criação aos meus alunos no curso de arquitetura, trabalho ações, roteiros, cenas e transgredir, ir além do olhar. Almejo a (re)invenção pelo espírito, o ser e a criação na interlocução da arte para (per)formar/educar.
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