Os referenciais de Licenciandos em Artes Visuais e Música e Professores de Arte no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.121278

Palavras-chave:

Arte Educação, Ensino de Arte, Linguagens Artísticas, Abordagem Triangular, Ana Mae Barbosa

Resumo

O presente estudo é fruto do recorte de uma dissertação sobre as Linguagens da Arte e a docência. Este artigo propõe-se a discutir sobre as referências da ação docente em Arte. A coleta de dados foi efetuada a partir de questionário aplicado para Licenciandos em Artes Visuais e Música de uma Universidade Municipal e para Professores de Arte de uma Rede Municipal de Ensino, ambas localizadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google Forms e o software Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site Jasondavies. A coleta de informações evidenciou a predominância da formação dos participantes direcionada para as Artes Visuais, e Ana Mae Barbosa como a principal expoente da Arte Educação.

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Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie — UPM, São José dos Campos/SP, Brasil

Arte Educador, Formador de docentes e Artista Visual. Atualmente, é Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Orientador de Escola Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos-SP. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UINTAU). Graduou-se em Artes Visuais (Licenciatura Plena) e em Pedagogia. Participa do grupo de pesquisa CNPQ: Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias, da UNITAU, a partir do grupo de estudo Arte Educação e Criação.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté — UNITAU, Taubaté/SP, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

SILVA, M. S.; BUSSOLOTTI, J. M. Os referenciais de Licenciandos em Artes Visuais e Música e Professores de Arte no Brasil. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.121278. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121278. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

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Artigos