Os referenciais de Licenciandos em Artes Visuais e Música e Professores de Arte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.121278Palavras-chave:
Arte Educação, Ensino de Arte, Linguagens Artísticas, Abordagem Triangular, Ana Mae BarbosaResumo
O presente estudo é fruto do recorte de uma dissertação sobre as Linguagens da Arte e a docência. Este artigo propõe-se a discutir sobre as referências da ação docente em Arte. A coleta de dados foi efetuada a partir de questionário aplicado para Licenciandos em Artes Visuais e Música de uma Universidade Municipal e para Professores de Arte de uma Rede Municipal de Ensino, ambas localizadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google Forms e o software Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site Jasondavies. A coleta de informações evidenciou a predominância da formação dos participantes direcionada para as Artes Visuais, e Ana Mae Barbosa como a principal expoente da Arte Educação.
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