Além dos muros da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117506

Palavras-chave:

Expedição cultural. Espaço não formal de ensino. Registro. Linhas abissais em arte.

Resumo

Este trabalho resulta das reflexões geradas a partir das experiências com expedições culturais realizadas com turmas do curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Mirian Celeste Martins, Boaventura de Souza Santos, Celestin Freinet e Murray Schafer ampararam a prática e as reflexões decorrentes dela. O texto descreve as ações de preparação, realização e avaliação das expedições culturais, os métodos de registro das experiências bem como os debates realizados a posteriori. Dessas ações, resulta a reflexão a respeito dos espaços de difusão cultural como espaços não formais de ensino, bem como a importância de acesso como forma de borrar as linhas abissais que separam estratos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Makino, Universidade de São Paulo — USP, Ribeirão Preto/SP

Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música, mestre e doutora em Música pela Universidade Estadual Paulista. Vice-líder do grupo de pesquisa Arte na Pedagogia (GPAP).

Referências

DALPOGETO, João Lucas. Relatório de escuta. Ribeirão Preto – SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, 2018. Relatório de expedição cultural da disciplina Arte e Música na Educação do curso de Pedagogia.

DEHN, Heloísa. Relatório de expedição. Ribeirão Preto – SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, 2019. Relatório de expedição cultural da disciplina Arte e Música na Educação do curso de Pedagogia.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MANOELI, Arielen Virgínia de Araújo dos Santos. Relatório de escuta. Ribeirão Preto – SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, 2018. Relatório de expedição cultural da disciplina Arte e Música na Educação do curso de Pedagogia.

ELIAS, Marisa Del Cioppo; SANCHES, Emilia Cipriano. Freinet e a pedagogia – uma velha ideia muito atual. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SAMPAIO, Rosa Maria W. F. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Horizontes culturais: lugares de aprender. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2008, 171 p.

SCHAFER, R. Murray. Educação Sonora. Tradução: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

SOUZA SANTOS, Boaventura. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

MAKINO, J. Além dos muros da escola. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117506. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117506. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte