Imagens de percurso: o olhar dos catadores-fotógrafos por meio da câmera de orifício.

Auteurs

  • Eliane Coster UFSCAR

Mots-clés :

Fotografia, Câmera de orifício, Catadores de material reciclável

Résumé

Em minha tese de doutorado defendida no programa de pós graduação em artes visuais da UNICAMP em 2019, fiz a seguinte proposta: convidei catadores de material reciclável a fotografar a cidade de São Paulo, em seus trajetos cotidianos com as carroças, utilizando para isso câmeras de orifício criadas por mim. As fotografias são o resultado dessa interação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

COSTER, Eliane. Os homens com as câmeras: investigação de questões da fotografia norteadas por uma prática artística com câmeras de orifício realizada por catadores de material reciclável. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1091746

ENTLER, Ronaldo. Poéticas do Acaso: Acidentes e encontros na criação artística. 2000. 202 f. Tese (Doutorado em comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo [edição revisada para publicação].

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2002.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Etnografia enquanto compartilhamento e comunicação: desafios atuais às representações coloniais da antropologia. Pp 47-74. IN: Feldman-Bianco, Bela. (org.). Desafios da antropologia brasileira. Brasília: ABA, 2013.

Téléchargements

Publiée

2024-08-24

Comment citer

Coster, E. (2024). Imagens de percurso: o olhar dos catadores-fotógrafos por meio da câmera de orifício. Fotocronografias, 10(23), 184–197. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/139245

Numéro

Rubrique

Artigos