Em nome da amizade
Palavras-chave:
fotografia, amizade, luz, sombra e políticaResumo
Este pequeno ensaio se debruça sobre o trabalho chamado Série Negra_after Goya y Antonio Saura, de autoria de Fernando de Tacca, realizado durante a crise sanitária mundial de Covid-19. Não há pretensão de esquadrinha-lo em sua totalidade. Ao contrário, elegem-se como eixo discursivo a dicotomia entre luz e sombra, cara à fotografia, a segurança da noite em Goya, as questões políticas em Saura e, especialmente, o convite a amizade interpretado por Agamben, a partir de Aristóteles.
Downloads
Referências
AGAMBEN. G. O amigo. In: _____. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. pp.77–92.
BERGER, J. Francisco de Goya (1746–1828). In: OVERTON, T. (Org.). Portraits: John Berger on Artists. London: Verso books, 2015. Disponível em: https://www.versobooks.com/blogs/2318-francisco-de-goya-1746-1828-by-john-berger-from-portraits-john-berger-on-artists.
MALDONADO, L. Cuando Antonio Saura dibujó el pene de Franco: las caricaturas clandestinas del dictador. El Español, Madrid, 20 fev. 2020. Disponível em: https://www.elespanol.com/cultura/20200220/antonio-saura-dibujo-franco-caricaturas-clandestinas-dictador/468704352_0.html.
TACCA, F. O inferno nunca se farta. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 6, n.1, 2017. pp.109–112. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1226.
TOMAS, D. From the Photograph to Postphotographic Practice: Toward a Postoptical Ecology of the Eye. SubStance. v.17, n.1, 1988. pp.59–68.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Cury de Tacca, Fábio Gatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.