mages of journey: perceptions of recyclable-material-collectors/photographers through the pinhole camera.
Keywords:
Photography, Pinhole camera, Recyclable material collectorsAbstract
In my 2019 doctoral thesis at Unicamp's Graduate Program in Visual Arts, I set forth a proposition: to invite recyclable material collectors to document the city of São Paulo on their daily cart routes equipped with pinhole cameras built by me. The photographs are the result of this interaction.
Downloads
References
COSTER, Eliane. Os homens com as câmeras: investigação de questões da fotografia norteadas por uma prática artística com câmeras de orifício realizada por catadores de material reciclável. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1091746
ENTLER, Ronaldo. Poéticas do Acaso: Acidentes e encontros na criação artística. 2000. 202 f. Tese (Doutorado em comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo [edição revisada para publicação].
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2002.
OLIVEIRA, João Pacheco de. Etnografia enquanto compartilhamento e comunicação: desafios atuais às representações coloniais da antropologia. Pp 47-74. IN: Feldman-Bianco, Bela. (org.). Desafios da antropologia brasileira. Brasília: ABA, 2013.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Eliane Coster

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.