Política Educacional no Ceará: processos estratégicos

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Estado do Ceará, Governança, Dependência da Trajetória, Regime de Colaboração

Resumo

O artigo discute processos estratégicos à formulação e implementação da política educacional no Ceará no período 1995-2015, tendo por referencial as teorias da governança e da dependência da trajetória. O texto analisa aspectos relativos ao equilíbrio fiscal do estado, práticas meritocráticas de recrutamento e mecanismos de monitoramento associados à gestão por resultados. Nesse cenário, três processos estratégicos foram determinantes para criar condições propícias à melhoria da educação: a colaboração, a mobilização e a responsabilização. São apresentadas evidências de que tais processos, construídos historicamente na educação cearense, abriram caminho para a instituição de uma cultura institucional favorável à mudança, a exemplo da melhoria dos resultados obtidos pelo estado em processos de avaliação externa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

Sofia Lerche Vieira é doutora em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Bolsista de Produtividade do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

David Nathan Plank, Stanford University, Palo Alto/Califórnia

David Nathan Plank é professor pesquisador da Escola de Educação da Universidade de Stanford e codiretor do Centro Lemann de Stanford. Foi consultor para organizações nacionais e internacionais, incluindo o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a Fundação Ford e também aos governos da África e da América Latina. Foi Professor Visitante na Universidade Federal da Bahia de 1990 a 1995 e colaborou com o Ministério da Educação e Cultura do Brasil e o Banco Mundial para desenvolver e implementar reformas no sistema de educação básica do país. 

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

Eloisa Maia Vidal é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000), professora associada da Universidade Estadual do Ceará. Trabalha como pesquisadora na área de educação com temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formação docente e recursos didáticos. Desde 2011 é coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará. 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Vieira, S. L., Plank, D. N., & Vidal, E. M. (2019). Política Educacional no Ceará: processos estratégicos. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/87353

Edição

Seção

Artigos