Práticas de Seleção e Organização do Conhecimento nas Escolas Regulares e Especiais

Autores

  • Cássia Ferri UNIVALI
  • Regina Célia Hostins UNIVALI

Palavras-chave:

Currículo. Elaboração conceitual. Deficiência mental.

Resumo

Este artigo analisa práticas docentes de seleção e organização do conhecimento em duas escolas, uma regular e outra especial, dedicadas especificamente ao ensino de alunos com histórico de deficiência mental, e apresenta subsídios teórico- metodológicos para qualificação do processo de elaboração conceitual desses alunos, a partir dos pressupostos histórico-culturais. Discutem-se episódios de interação e ação docente efetivados nesses espaços, recortes resultantes de pesquisa-intervenção, empreendida desde 2005, em escolas da região do Vale do Itajaí, SC. As reflexões assinalam que as práticas curriculares que conduzem à elaboração conceitual de alunos com histórico de deficiência mental não se diferenciam das práticas de elaboração conceitual efetivadas com qualquer aluno. A diferença reside nas concepções de aprendizagem e nas práticas de ensino adotadas, tanto na escola regular como na especial, e que, em maior ou menor proporção, contribuem para ampliar ou limitar as possibilidades de elaboração conceitual dos alunos.

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Biografia do Autor

Cássia Ferri, UNIVALI

Cássia Ferri é Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora da UNIVALI – SC, Programa de Pós-graduação em Educação.

Regina Célia Hostins, UNIVALI

Regina Célia Linhares Hostins é Doutora em Educação pela UFSC. Professora da UNIVALI – SC, Programa de Pós-graduação em Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Ferri, C., & Hostins, R. C. (2008). Práticas de Seleção e Organização do Conhecimento nas Escolas Regulares e Especiais. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7074

Edição

Seção

Artigos