Perspectivas da Educação Não Escolar no Trato com Jovens Infratores

Autores

  • Julio Cesar Francisco Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP
  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Palavras-chave:

Ato Infracional. Educação não Escolar. Liberdade Assistida. Tendências Educativas.

Resumo

O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pes quisa do Estado de São Paulo) e foi desenvolvido no ano de 2014. A pesquisa tem por objetivo apresentar os limites e as contribuições da educação não escolar promovida por socioeducadores do Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (NAIS), identificando os fundamentos e as perspectivas que orientam as práticas educativas, que foram averiguadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Ao conhecer a realidade educacional vivida pelos jovens atendidos pelo NAIS, intenciona-se contribuir com a educação desenvolvida por essa instituição e, também, sinalizar alternativas que possam qualificar as ações educativas não escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Julio Cesar Francisco é licenciado em Pedagogia, mestrando em Educação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), bolsista do CNPq (2015), foi bolsista da FAPESP (2012-2014) e CAPES (2010-2012), e é integrante dos grupos de pesquisa CNPq GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e EduCárceres (Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos Espaços de Restrição e Privação de Liberdade).

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Marcos Francisco Martins é graduado em Filosofia, com doutorado em Educação, é coordenador do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar campus Sorocaba, líder do GPTeFE e bolsista PQ-CNPq.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Francisco, J. C., & Martins, M. F. (2016). Perspectivas da Educação Não Escolar no Trato com Jovens Infratores. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54637

Edição

Seção

Artigos