Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças de Seis Anos na Roda de História

Autores

  • Tatyane Andrade Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Sara Mourão Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

Crianças. Roda de História. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros
de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyane Andrade Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Foi bolsista do ProNoturno, foi Assistente de Pesquisa
do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na
Sala de Aula (GEPSA). Graduou-se em Pedagogia na FaE/UFMG.

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

É professora Doutora de Psicologia da
Educação da FaE/UFMG, graduação e pós-graduação. Coordenadora do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de
Aula, pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG.

Sara Mourão Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

É professora Doutora da FaE/UFMG, pesquisadora
do CEALE. Coordenadora do ProNoturno da FaE/UFMG.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Almeida, T. A., Gomes, M. de F. C., & Monteiro, S. M. (2013). Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças de Seis Anos na Roda de História. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/28453

Edição

Seção

Artigos