Avessos: o nome Foucault no mundo acadêmico anglófono

Autores

  • Bernadette Baker University of Wisconsin

Palavras-chave:

Foucault, apófase, loucura, educação.

Resumo

Este artigo defende a idéia de que parte da obsessão em posicionar Foucault, em usá-lo em uma direção ou outra, está baseada no (des)conforto causado pela sua apófase performativa. Uma análise de sua apófase performativa em História da loucura na Idade Clássica põe em dúvida o status de causalidade que a “virada lingüística” ganhou na teoria social e traz à tona os limites dos campos da história e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadette Baker, University of Wisconsin

Professora da University of Wisconsin – Madison.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Baker, B. (2004). Avessos: o nome Foucault no mundo acadêmico anglófono. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25421

Edição

Seção

Artigos