Aprendizagens com Adultos Recicladores

Autores

  • Nilton Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

educação popular, educação de adultos, educação periferias urbanas, formação professores.

Resumo

Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Bueno Fischer, UFRGS

Professor colaborador do programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e pesquisador do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Fischer, N. B. (2004). Aprendizagens com Adultos Recicladores. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25403

Edição

Seção

Artigos