Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres

Autores

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação. Feiras Livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Professor Tutor de Educação a Distância (EAD) no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB Virtual), em João Pessoa, na Paraíba, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). É pesquisador membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) – CNPq do Centro de Ciências da Saúde – Campus I da UFPB.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, na Paraíba, no Departamento de Educação Física, e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise – EPSI.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Antério, D., & Gomes-da-Silva, P. N. (2012). Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/19083

Edição

Seção

Artigos