Os Universitários como um Público: educação e governamentalidade neoliberal

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva UNISINOS/UFFS
  • Elí Terezinha Henn Fabris UNISINOS

Palavras-chave:

Educação. Comunicação. Público. Governamentalidade. Universitários.

Resumo

O presente texto propõe-se a apresentar os modos pelos quais a noção de público é produtiva para compreender as tecnologias de poder produzidas nas interfaces entre a educação e a comunicação no capitalismo contemporâneo. Tal conceito, produzido a partir de Gabriel Tarde, potencializa o entendimento de que os múltiplos materiais midiáticos que circulam em nosso tempo produzem uma sofisticação das tecnologias de poder. Examina-se, enfim, a gestão das mentes dos sujeitos universitários como uma tecnologia de poder característica do neoliberalismo contemporâneo, tal gerenciamento não apenas encaminha modos flexíveis de relacionar-se com o conhecimento, como também posiciona os sujeitos analisados em uma intensa rede de conexões permanentes.

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Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, UNISINOS/UFFS

Professor Adjunto na Área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/Rio Grande do Sul.

Elí Terezinha Henn Fabris, UNISINOS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Silva, R. R. D. da, & Fabris, E. T. H. (2012). Os Universitários como um Público: educação e governamentalidade neoliberal. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18886

Edição

Seção

Artigos