Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público

Autores

  • Vera Maria Vidal Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Maria Raquel Caetano Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Charqueadas/RS

Palavras-chave:

Público-Privado. Parcerias. Democratização da Educação. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Vera Maria Vidal Peroni é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e pós-graduação em educação. É pesquisadora produtividade CNPQ. Coordena grupo de pesquisa sobre as redefinições no papel do Estado e a relação entre o público e o privado na educação. Sua pesquisa mais recente trata das Implicações da relação público-privada para a democratização da educação.

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Charqueadas/RS

Maria Raquel Caetano é professora e coordenadora do curso de pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense, campus Charqueadas. Coordena a pesquisa Programas educacionais desenvolvidos em municípios do RS e suas implicações para a democratização e qualidade da educação básica.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Peroni, V. M. V., & Caetano, M. R. (2016). Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53910

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)