A Economia, a Religião, a Moral: novos terrenos das guerras de história escolar

Autores

  • Christian Laville Université Laval

Palavras-chave:

História Escolar. Guerras Históricas. Educação para a Cidadania. Identidade.

Resumo

O artigo aborda as pesquisas sobre a história do ensino de História desenvolvidas nos últimos anos sob diversas perspectivas e problemáticas. O objetivo é apresentar, a partir dos problemas colocados pelos pesquisadores, as pesquisas sobre a história da disciplina em seu percurso de escolarização. Situa a constituição da história do ensino no âmbito das pesquisas sobre o ensino de História, identificando as características dessa linha de investigação e os momentos em que se privilegiam estudos sobre a disciplina em perspectiva histórica. Apresenta dois momentos das pesquisas iniciadas a partir da década de 1980, destacando os fundamentos teóricos e metodológicos, situando-os nas fronteiras entre as pesquisas historiográficas e as educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Laville, Université Laval

Christian Laville é professor do Département d'études sur l'enseignement et
l'apprentissage da Faculté des sciences de l'éducation da Université Laval,
Quebec, Canadá. Sua pesquisa tem focado a função social do ensino de História.
E-mail: Christian.Laville@fse.ulaval.ca

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Laville, C. (2011). A Economia, a Religião, a Moral: novos terrenos das guerras de história escolar. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15160

Edição

Seção

Ensino de História