Condições de Trabalho Docente: uma escola do campo no semiárido piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236135529vs01

Palavras-chave:

Educação no Campo, Precarização, Docência

Resumo

As condições de trabalho docente, que têm reflexos no processo de ensino-aprendizagem, são o conjunto de recursos e circunstâncias necessários para que os professores realizem o seu trabalho. O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi investigar as condições do trabalho docente em uma escola do campo localizada em um município do semiárido piauiense. A abordagem qualitativa foi conduzida através de entrevistas realizadas com sete professores que trabalham no turno noturno em um anexo da escola, a qual oferece o ensino médio e atende jovens de diversas comunidades da zona rural. Constatou-se que as condições de trabalho oferecidas aos professores são insatisfatórias quanto às funções que exercem, o vínculo empregatício, a carga de trabalho, as condições de transporte, a infraestrutura e as condições ambientais do espaço escolar. Os resultados constataram sobre as condições de trabalho, como elas impactam na prática dos professores e como refletem no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vinicius de Paiva Meneses, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos/PI – Brasil

Vinicius de Paiva Meneses é graduado em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí. Professor da rede pública estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos/PI – Brasil

Alexandre Leite dos Santos Silva é doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos/PI – Brasil

Suzana Gomes Lopes é doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Meneses, V. de P., Silva, A. L. dos S., & Lopes, S. G. (2024). Condições de Trabalho Docente: uma escola do campo no semiárido piauiense. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236135529vs01

Edição

Seção

Artigos