Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236129815vs01Palavras-chave:
Autoconhecimento, Competências Gerais (BNCC), Educação Física Escolar, Estética da Existência, Filosofia da DiferençaResumo
Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.