Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236129815vs01

Palavras-chave:

Autoconhecimento, Competências Gerais (BNCC), Educação Física Escolar, Estética da Existência, Filosofia da Diferença

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

Flávio Soares Alves é Professor Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de graduação: Práticas Corporais e Autoconhecimento, Atividades Rítmicas e Expressivas e Dança. É pesquisador e cocriador do Grupo E-LABORE(si) – práticas corporais e tecnologias, liderado pelo prof. Dr. Carlos José Martins.

Potyra Curione Menezes, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

Potyra Curione Menezes é Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro.

Wesley Aleixo de Sande, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

Wesley Aleixo de Sande é Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e graduando em Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

William Olielo Pereira, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

William Olielo Pereira é Graduando em Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

Crislaine da Silva, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

Crislaine da Silva é Graduanda em Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Alves, F. S., Menezes, P. C., Sande, W. A. de, Pereira, W. O., & Silva, C. da. (2024). Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236129815vs01

Edição

Seção

Artigos