Abandono e Permanência Escolar: analisando olhares de trabalhadores da educação do IFSC
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236124441vs01Palavras-chave:
Abandono Escolar, Permanência Escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Trabalhadores da Educação, IFSCResumo
A partir do olhar de trabalhadores da educação de diversos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o presente trabalho busca analisar os fatores que envolvem o abandonar ou permanecer dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvida como estudo de caso sob uma perspectiva dialética, a pesquisa, de abordagem qualitativa, evidenciou os diferentes olhares dos trabalhadores sobre os múltiplos e complexos motivadores do abandono ou permanência escolar. Revelou a fragmentação, a individualização, a culpabilização de seus sujeitos, a existência de ações pontuais de apoio à permanência e a ausência de avaliações e intervenções voltadas para modificar a estrutura, dual e excludente, da EPT.
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