Abandono e Permanência Escolar: analisando olhares de trabalhadores da educação do IFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124441vs01

Palavras-chave:

Abandono Escolar, Permanência Escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Trabalhadores da Educação, IFSC

Resumo

A partir do olhar de trabalhadores da educação de diversos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o presente trabalho busca analisar os fatores que envolvem o abandonar ou permanecer dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvida como estudo de caso sob uma perspectiva dialética, a pesquisa, de abordagem qualitativa, evidenciou os diferentes olhares dos trabalhadores sobre os múltiplos e complexos motivadores do abandono ou permanência escolar. Revelou a fragmentação, a individualização, a culpabilização de seus sujeitos, a existência de ações pontuais de apoio à permanência e a ausência de avaliações e intervenções voltadas para modificar a estrutura, dual e excludente, da EPT.

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Biografia do Autor

Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Videira/SC – Brasil

Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin é doutora e mestra em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR). Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

Nilson Marcos Dias Garcia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR – Brasil; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Nilson Marcos Dias Garcia é doutor em Educação e mestre em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Desenvolve e orienta pesquisas sobre livros didáticos de Física e Ciências, Educação Profissional e Políticas Públicas de Educação.

 

Publicado

2024-01-22

Como Citar

Zanin, A. J. D. P. C., & Garcia, N. M. D. (2024). Abandono e Permanência Escolar: analisando olhares de trabalhadores da educação do IFSC. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124441vs01

Edição

Seção

Artigos