A Formação de Educadoras/es no Contexto da Diversidade Socioterritorial do Campo
Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação Docente, Educação Superior, Decolonialidade.Resumo
A Educação do Campo tem aberto algumas fissuras para o reconhecimento da diversidade epistêmica e a decolonialidade da formação de educadoras/es para as escolas do campo. A análise toma por base o desenvolvimento de uma proposta curricular original – a Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, que é organizada em diferentes territórios/turmas para viabilizar o acesso das comunidades assentadas, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, de agricultores familiares à educação superior. A pesquisa empírica envolveu observações e entrevistas com educadoras/es e estudantes, por meio da metodologia da história oral/história de vida, em quatro turmas da LECAMPO, nos municípios da Lapa, Cerro Azul, Adrianópolis e Matinhos. O estudo infere que a inserção da Universidade no contexto da diversidade socioterritorial do campo, a partir da pedagogia da alternância e da itinerância, tem ressignificado a lógica e a epistemologia da formação docente.Downloads
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Publicado
2022-02-17
Como Citar
Schwendler, S. F., & Santos, A. N. dos. (2022). A Formação de Educadoras/es no Contexto da Diversidade Socioterritorial do Campo. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117553
Edição
Seção
Experiências de Ensino Superior Alternativo