A Educação na Prisão não é uma Mera Atividade

Autores

  • Marc De Maeyer UNESCO

Palavras-chave:

Educação e Prisão. Educação para toda a Vida. Bibliotecas na Prisão.

Resumo

A educação e a prisão sempre formaram um par incoerente: a primeira encontrando sua justificação universal no contexto particular da segunda que, no entanto, por natureza, oferece apenas um quadro contraditório para a livre expressão da primeira. Como a prisão, que é antieducativa em si, pode oferecer às pessoas, uma possibilidade de contar com aprendizados úteis no seu momento presente e que lhe servirão até a sua saída? O artigo tentará mostrar que, em meio a essas contradições, uma educação é possível com a condição de que esta última seja efetivamente uma educação para toda a vida e não o ensino ou a reeducação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc De Maeyer, UNESCO

Consultor internacional em educação e assuntos sociais. Foi pesquisador principal (Senior Research Spécialist) na UNESCO onde implementou o programa de educação na prisão. Foi assessor científico do programa educação na prisão do projeto EUROSOCIAL. País: Bélgica.

Arquivos adicionais

Publicado

2013-03-18

Como Citar

De Maeyer, M. (2013). A Educação na Prisão não é uma Mera Atividade. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30702

Edição

Seção

Educação em Prisões