Educação e Inclusão: garantia de direitos na Modernidade Líquida

Authors

  • Paula Corrêa Henning FURG

Keywords:

Ciências Humanas, Educação, Episteme Moderna, Igualdade e Inclusão Escolar

Abstract

O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade. Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se de uma figura hegemônica e emblemática ao falarmos em modernidade: a Igualdade. Provoca o pensamento acerca de novas configurações nessa episteme e problematiza discursos atuais da Igualdade, como a Inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida. As Ciências Humanas com a produção de saberes legítimos vai compondo um campo de visibilidade ao discurso da Igualdade encarnado na proliferação do discurso de uma escola para todos.

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Published

2009-11-11

How to Cite

Henning, P. C. (2009). Educação e Inclusão: garantia de direitos na Modernidade Líquida. Educação & Realidade [Education & Reality], 34(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9366

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