O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência

Autores

  • Reginaldo Célio Sobrinho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Maria das Graças Silva Carvalho de Sá Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Edson Pantaleão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Palavras-chave:

Educação Especial. Modelo de Jogo. Instituições Especializadas.

Resumo

Discute a força relativa das instituições especializadas em Educação Especial no jogo social de concretização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Segue as orientações teórico-metodológicas da pesquisa do tipo etnográfico e assume o modelo de jogo, elaborado por Elias (2005), como principal fundamento. Observamos que a centralidade dessas instituições especializadas no contexto das políticas de educação inclusiva fundamenta-se em dois dispositivos interdependentes: 1) a produção e a disseminação do conhecimento sobre os modos de intervenção com as pessoas em situação de deficiência, numa perspectiva médico-clínica, e 2) a face assistencialista do liberalismo econômico e político que orientou a consolidação do Estado Moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Célio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Reginaldo Célio Sobrinho é doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria das Graças Silva Carvalho de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Maria das Graças Silva Carvalho de Sá é doutora em Educação. Professora do Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Edson Pantaleão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Edson Pantaleão é doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Sobrinho, R. C., de Sá, M. das G. S. C., & Pantaleão, E. (2017). O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64287

Edição

Seção

Norbert Elias e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)