Educação, Inclusão e Trabalho: um debate necessário

Autores

  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Ana Cristina Cypríano Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Profissionalizante. Mercado de Trabalho. Pessoas com Deficiência.

Resumo

A inclusão
de pessoas com deficiência nos diferentes âmbitos – escolar, social e
laboral, tem sido objeto de discussão, mas aparentemente poucos avanços
foram contabilizados no Brasil. Nas diferentes dimensões da inclusão, novos desafios são pautados por velhos obstáculos e estigmas. A inclusão em níveis diferentes da educação básica formal revela-se como uma realidade ainda distante. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise teórica a partir da pesquisa iniciada no âmbito da inclusão do mercado de trabalho, cujo foco é observar soluções utilizadas nestes ambientes através das tecnologias assistivas, que permitam não só incluir as pessoas com deficiência, mas qualificar e incrementar o seu desenvolvimento profissional. Tal pesquisa objetiva organizar e divulgar soluções em uma Biblioteca Virtual, possibilitando o livre acesso e facilitando a busca e recuperação da
informação.

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Biografia do Autor

Liliana Maria Passerino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutora em Informática na Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora em Informática na
Educação Especial e professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, Brasil.

Ana Cristina Cypríano Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutoranda em Educação/UFRGS. Mestre
em Educação/UFRGS. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, Brasil.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Passerino, L. M., & Pereira, A. C. C. (2014). Educação, Inclusão e Trabalho: um debate necessário. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45770

Edição

Seção

Educação Especial