O Trabalho de Professores/as em Um Espaço de Privação de Liberdade

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Rettig Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Docência. Educação de Jovens e Adultos. Espaços de Privação de Liberdade.

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como problemática as necessidades de formação continuada dos docentes que atuam na Escola Supletiva da Penitenciária, situada no Complexo Penitenciário do município de Florianópolis. A pesquisa evidenciou e neste artigo se apresentam as demandas de atuação dos/as docentes investigados, as quais não estão restritas às questões relacionadas diretamente ao modo de funcionamento dos espaços de privação de liberdade, mas sim a questões mais abrangentes relacionadas às particularidades do trabalho docente nesses espaços, às metodologias, modo de compreender os estudantes, a relação com os profissionais do complexo penitenciário e fundamentos da Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Educação de Jovens e Adultos pesquisando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares. País: Brasil – Santa Catarina/ Florianópolis.

Andréa Rettig Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federalde Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina. Professora do Ensino Regular Básico de Santa Catarina. Especialista em Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. País: Brasil – Santa Catarina/Florianópolis.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Lage Fernandes Laffin, M. H., & Rettig Nakayama, A. (2013). O Trabalho de Professores/as em Um Espaço de Privação de Liberdade. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30709

Edição

Seção

Educação em Prisões

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