Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender

Authors

  • Hélio Rebello Cardoso Jr. UNESP

Keywords:

Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.

Abstract

O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hélio Rebello Cardoso Jr., UNESP

Hélio Rebello Cardoso Jr. é professor de filosofia da UNESP.

Published

2011-09-13

How to Cite

Cardoso Jr., H. R. (2011). Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender. Educação & Realidade [Education & Reality], 31(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000

Issue

Section

Articles