Gnose: uma via de re-conhecimento das sombras do eu

Autores

  • Jorge Antonio Trevisol UNISAL-SP

Palavras-chave:

Psicologia. Sombra. Gnose. Autoconhecimento. Transpessoal.

Resumo

Neste artigo queremos abordar a questão do fenômeno da sombra humana, como caminho de autoconhecimento e via de compreensão antropológica do ser. Para tal nos serviremos da filosofia da gnose, um velho método de autoconhecimento usado pelos filósofos gregos do século IV, os verdadeiros gnósticos, que tinham como base antropológica o modo de viver e pensar dos terapeutas do deserto do início da era cristã. Partimos da premissa de que é preciso nomear as sombras, tomar postura consciente diante delas e torná-las caminho de crescimento humano, superando assim a noção dualista de ser e respondendo ao profundo anseio humano por inteireza e comunhão com a Totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Antonio Trevisol, UNISAL-SP

Psicólogo e Educador. Mestre em Psicologia e Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Doutor em Educação, Cantor e Compositor, autor de Amor, Mística e Angústia: mistérios inevitáveis da vida humana; e O reencantamento humano: processos de ampliação da consciência na educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Trevisol, J. A. (2012). Gnose: uma via de re-conhecimento das sombras do eu. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21803

Edição

Seção

Cuidado Humano e Educação