Valores Práticos do Magistério e Facetas de Práticas Pedagógicas

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Palavras-chave:

Função Docente. Posição Social. Prática Pedagógica.

Resumo

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta de Metodologia da Pesquisa no curso de Pedagogia, Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, em Guarulhos, São Paulo.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Penna, M. G. de O. (2012). Valores Práticos do Magistério e Facetas de Práticas Pedagógicas. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20375

Edição

Seção

Escola e Práticas Pedagógicas