A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso
Keywords:
Ensino e Aprendizagem. Matemática. Dificuldades de Aprendizagem. Análise de Discurso.Abstract
Matemática é difícil tornou-se uma expressão naturalizada resultante de ressignificações atribuídas a fatos que marcaram a história da disciplina. O aluno reconhece este discurso que circula no senso comum e na comunidade escolar e, ao coabitar com os efeitos de sentido deste pré-construído, filia-se a ele; porém, ao interpretá-lo, acrescenta sentidos seus. O sentido dado à Matemática, que o aluno retira do interdiscurso, foi analisado através de reflexões do que ele diz. A análise permitiu perceber que as dificuldades encontradas na aprendizagem da Matemática, manifestadas na voz do aluno, mostram a adesão aos já-ditos da disciplina, bem como os deslocamentos de sentidos produzidos, atestando a heterogeneidade que lhe é constitutiva.Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2011-12-07
How to Cite
Abreu da Silveira, M. R. (2011). A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educação & Realidade [Education & Reality], 36(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18480
Issue
Section
Língua, Discurso e Sujeito na Educação