A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa

Autores

  • Lidiane Schimitz Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Gilson Leandro Pacheco Alves Universidade Federal de Pelotas
  • André Luís Andrejew Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Didática da Matemática. Etnomatemática. Investigação. Simetria

Resumo

Este artigo apresenta um panorama acerca da didática da matemática e da simetria, além de uma proposta de atividades. Baseando-se em teorias que envolvem a didática da matemática, elaborou-se uma sequência didática fazendo uso de materiais acessíveis, possível de ser realizada em turmas numerosas. Paralelamente, pela Etnomatemática, percebe-se que ao longo da história, os padrões simétricos relacionam-se com o respectivo momento cultural. Nessa pesquisa, explora-se uma abordagem das transformações geométricas para o Ensino Fundamental. Por meio da aplicação e análise da sequência didática detalhada nesse trabalho, acredita-se ter contribuído para que surjam outras possibilidades, considerando sempre as especificidades de cada turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Schimitz Lopes, Universidade Federal de Pelotas

É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo
PPGECM da UFPel (2013). Especialista em Estudos Matemáticos – Ênfase em Educação Matemática pela UFPel (2012). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2010). Pesquisadora nas áreas de História da Matemática e Formação Inicial de Professores.

Gilson Leandro Pacheco Alves, Universidade Federal de Pelotas

É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM da UFPel (2014). Especialista em Estudos Matemáticos – Ênfase em Educação Matemática pela UFPel (2012). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2010). Pesquisador na área de etnomatemática.

André Luís Andrejew Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

É doutor em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Atualmente está lotado no Departamento de Matemática e Estatística da UFPel, coordenador do subprojeto Matemática/Noturno da CAPES/PIBID/5ªCRE-UFPel, atuando também na área de Ensino de Matemática e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação/UFPel.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Lopes, L. S., Alves, G. L. P., & Ferreira, A. L. A. (2015). A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46015

Edição

Seção

Didática na Educação Básica