Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
Keywords:
alteridade, educação, mudança socioinstitucional, identidade.Abstract
Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2002-12-01
How to Cite
Jódar, F., & Gómez, L. (2002). Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação. Educação & Realidade [Education & Reality], 27(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914
Issue
Section
Articles