Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades
Palavras-chave:
identidade, subjetivação, pedagogia, política, ensaio.Resumo
Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.Downloads
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Publicado
2004-06-01
Como Citar
Jódar, F., & Gómez, L. (2004). Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades. Educação &Amp; Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422
Edição
Seção
Artigos