A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos

Authors

  • Leôncio Soares UFMG
  • Fernanda Maurício Simões

Keywords:

formação do educador, educação de jovens e adultos.

Abstract

O artigo apresenta reflexões acerca da formação inicial do educador de jovens e adultos na UFMG, a partir de pesquisa com os egressos do curso de Pedagogia com habilitação nessa área. Abordando desde a criação da habilitação – em EJA em 1986 até 2002 –, analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para os egressos e para os professores da habilitação e a inserção dos egressos no campo de trabalho. O artigo conclui que, apesar da crescente visibilidade da EJA, tanto no campo de atuação como nos estudos e pesquisas, não existe uma relação direta entre formação inicial na Universidade e campo de atuação. A formação de profissionais na área pode contribuir para a (re)configuração deste campo de trabalho, além de atender com maior qualidade as populações da EJA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leôncio Soares, UFMG

Professor da Faculdade de Educação da UFMG, pesquisador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/UFMG) e do CNPq.

Fernanda Maurício Simões

Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG e CNPq).

Published

2004-12-01

How to Cite

Soares, L., & Simões, F. M. (2004). A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389

Issue

Section

Articles