Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Estudos Sociais da Infância, Mídias Digitais.

Resumo

O artigo debate a relação das crianças com as mídias digitais, propondo uma visão não alocada no modo determinista e polarizado no qual esta discussão vem sendo realizada. O problema é apresentado de ângulo não usual na literatura brasileira, deslocando o olhar dos riscos para aquilo que as crianças, efetivamente, fazem com as mídias. Estão em diálogo a literatura, trechos de entrevista com a pesquisadora Dra. Cristina Ponte (coordenadora da equipe portuguesa do EU Kids Online), e dados quantitativos e qualitativos sobre o fenômeno. Como resultado, surge a importância de pesquisas feitas com as próprias crianças na construção e interpretação dos dados sobre suas relações com as mídias digitais em diferentes e desiguais contextos sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristiane Loureiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Carla Cristiane Loureiro é doutora em Educação. Professora dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC).

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

Rita de Cássia Marchi é doutora em Sociologia Política (UFSC-PARIS V) e pós-doutora em Estudos Sociais da Criança. Professora pesquisadora do Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Loureiro, C. C., & Marchi, R. de C. (2021). Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98076

Edição

Seção

Artigos