Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares Cariocas

Autores

Palavras-chave:

Jovem, Oportunidades, Escola, Escola Pública

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ou no depois imaginado. Participaram do estudo 51 jovens, estudantes de 9º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com idades entre 14 a 16 anos. Foram realizados três grupos de discussão, que ocorreram no formato de oficinas. Na análise dos sentidos de oportunidade e do valor atribuído pelos jovens à escola, foram focalizadas as relações intra e intergeracionais que se estabelecem neste espaço e a relação imaginária que estes jovens têm com o que virá depois da escola.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Dal Ongaro Savegnago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSM. Doutora em Psicologia pela UFRJ. Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ.

Lucia Rabello de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia desse Instituto. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Psicóloga e licenciada em Psicologia pela PUC-Rio.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Savegnago, S. D. O., & Castro, L. R. de. (2020). Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares Cariocas. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91813

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.