Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões
Palavras-chave:
Gestão Educacional, Políticas de Avaliação, Educação Básica, Educação Superior.Resumo
O artigo apresenta apontamentos sobre avaliação e gestão na Educação Básica e na Educação Superior, identificando articulações, interfaces, repercussões e tensões. Os resultados indicam que as políticas públicas para a área a partir de 1990 possuem um eixo comum: se pautam em concepções e fins mercantis; estão imbricadas em todos os níveis de ensino; e seus efeitos têm acarretado tensões e críticas. Estas requerem aprofundamento de estudos. Chama-se a atenção para a ameaça de privatização das universidades federais, o que coloca em risco a qualidade do ensino, a condição dos professores e a própria essência e finalidade dessas universidades, subvertendo a concepção de gestão democrática.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Gomes, S. dos S., & Melo, S. (2018). Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88386
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação
Licença
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