Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões

Autores

  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Savana Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Políticas de Avaliação, Educação Básica, Educação Superior.

Resumo

O artigo apresenta apontamentos sobre avaliação e gestão na Educação Básica e na Educação Superior, identificando articulações, interfaces, repercussões e tensões. Os resultados indicam que as políticas públicas para a área a partir de 1990 possuem um eixo comum: se pautam em concepções e fins mercantis; estão imbricadas em todos os níveis de ensino; e seus efeitos têm acarretado tensões e críticas. Estas requerem aprofundamento de estudos. Chama-se a atenção para a ameaça de privatização das universidades federais, o que coloca em risco a qualidade do ensino, a condição dos professores e a própria essência e finalidade dessas universidades, subvertendo a concepção de gestão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Suzana dos Santos Gomes é pós-doutoranda da Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP), doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da UFMG e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Savana Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Savana Diniz Gomes Melo é pós-doutora com vínculo na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), vice-coordenadora da linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação e subchefe do Departamento de Administração Escolar da FAE/UFMG.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Gomes, S. dos S., & Melo, S. (2018). Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88386

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.