Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática

Autores

  • Alice Ribeiro Casimiro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cultura, cultura dominante, cultura dominada, cultura erudita, cultura popular, seleção cultural, conhecimento escolar

Resumo

Neste artigo, iniciamos pelo questionamento da homologia entre cultura erudita e cultura dominante e defendemos perspectivas que admitem a existência da divisão social do conhecimento: cultura popular, cultura erudita. Em seguida, analisamos os processos de seleção cultural, considerando o conhecimento escolar como campo de acordos e conflitos, não necessariamente garantidores de um saber sistematizado universal, erudito e / ou científico. Por fim, questionamos a concepção do conhecimento escolar como uma "ponte" capaz de mascarar a ruptura entre conhecimentos cotidianos e científicos. Por conseguinte, defendemos que os processos de mediação didática são eminentemente produtores de configurações cognitivas próprias, mas nem sempre são capazes de tomar público o conhecimento científico privativo de determinados grupos sociais.

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Biografia do Autor

Alice Ribeiro Casimiro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Alice Ribeiro Casimiro Lopes é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2017-03-02

Como Citar

Lopes, A. R. C. (2017). Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação & Realidade, 22(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71466

Edição

Seção

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