Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin.
Palavras-chave:
narração, sabedoria, tempo, experiência, tradição.Resumo
Este artigo investiga os conceitos de tradição, experiência e narração em Walter Benjamin com face à pesquisa em educação. Walter Benjamin foi, por certo, um dos pensadores mais preocupados em conjugar num sistema filosófico a multiplicidade do conhecimento. Essa sentença pode ser verificada a partir da compreensão da relação que o autor estabelece entre a experiência (Erfahrung), a tradição e a narração. Benjamin indica, com efeito, através dessa relação, o fundo místico, misterioso, sobre o qual se funda um tipo específico de experiência que se refere (e depende) diretamente ao comunitário. É nesse sentido que se pode visualizar com maior nitidez a implicação da tradição não apenas sobre o pensamento do filósofo em questão, como também sobre algumas perguntas que se fazem em torno da própria experiência da linguagem, da história, da arte e da educação.Downloads
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Publicado
2008-05-30
Como Citar
Pereira, M. (2008). Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin. Educação &Amp; Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6845
Edição
Seção
Artigos