Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão

Autores

  • Mylene Cristina Santiago Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Palavras-chave:

Formação de Professores. Planejamento. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão em Educação. Perspectiva Omnilética

Resumo

Este artigo busca analisar uma experiência de formação continuada de professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado no Rio de Janeiro. Nossa argumentação, fundamentada no que denominamos uma perspectiva omnilética, focaliza o planejamento de ações educativas que possibilitem um deslocamento do olhar da deficiência para as potencialidades dos alunos. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas coletivas realizadas em 2012, e com um Ciclo de Formação de 60 horas, ocorrido no ano de 2013. Os resultados apontam para a centralidade do planejamento pedagógico como um processo de investigação/ação, que requer a participação dos atores escolares em situações de reflexão e na transformação da realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ). Realiza estudos sobre o processo de inclusão e exclusão em educação, formação de professores e interculturalidade.

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundadora e Coordenadora do LaPEADE – Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (www.lapeade.com.br). Fundadora e Coordenadora da Rede Internacional de pesquisadores em Inclusão em Educação. Representante, no Brasil, da Rede do Index para a Inclusão, da qual é membro, e cuja coordenação internacional cabe do professor Tony Booth, seu fundador.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Santiago, M. C., & Santos, M. P. dos. (2015). Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45248

Edição

Seção

Didática na Educação Básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)