Competências Leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica

Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel

Resumo


Este artigo discute como as políticas de avaliação, em especial o
Saeb, podem colaborar para a qualidade da educação básica. Ele identifica
as competências em leitura indicadas pelo Saeb e analisa como os alunos
encontram-se em relação à leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória,
sendo os instrumentos de coleta de dados: o Plano de Desenvolvimento
da Educação: Prova Brasil; os documentos que tratam dos níveis de
escala e desempenho em língua Portuguesa do Inep (2011); e os resultados
do SAEB/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). Como resultado, apresentamos
que, para alcançar os níveis mais altos de compreensão leitora, os alunos
necessitam desprender-se do texto fácil e adentrar sistematicamente no
universo da leitura.


Palavras-chave


Políticas Públicas. Avaliação. Leitura. Aneb.

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