Língua Estrangeira Moderna na Escola Pública: possibilidades e desafios

Autores

  • Rogério Casanovas Tilio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Palavras-chave:

Língua Estrangeira. Ensino Público. Documentos Oficiais. Competências Escritas e Orais.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios do ensino de língua estrangeira na escola pública brasileira. Em um momento social, econômico e político em que o governo se mostra interessado na aprendizagem (urgente) de línguas estrangeiras na escola pública, acirra-se ainda mais a disputa entre duas metodologias que se pretendem ideais: de um lado, o ensino com foco na leitura; do outro, o ensino das competências escritas e orais da língua. A partir da chamada abordagem comunicativa e dos documentos oficiais nacionais, aponta-se para uma desconstrução dessa disputa entre metodologias, indicando possibilidades de trabalho efetivo à luz dos documentos oficiais e de uma ressignificação da abordagem comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

é doutor em Letras e Professor Adjunto de Língua Inglesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua também no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e na coordenação de área de Inglês do PIBID-CAPES. Seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos, ensino de línguas, formação de professores, e Linguística Sistêmico-funcional. É atualmente vice-presidente da ALAB (biênio 2013-2015).

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Tilio, R. C. (2014). Língua Estrangeira Moderna na Escola Pública: possibilidades e desafios. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/40127

Edição

Seção

Artigos