Educar: da alteridade ao estilo

Autores

  • Elisabete Aparecida Monteiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação. Transmissão. Estilo. Alteridade. Psicanálise.

Resumo

No conjunto de pesquisas em educação escolar identifica-se a crença de que a solução dos impasses na transmissão consiste na criação de novas metodologias de ensino. A presente pesquisa propõe redimensionar tal confiança e a compreende como uma ilusão sobre a possibilidade de controle dos resultados na transmissão da cultura na escola. Trata-se de um aprofundamento na noção de estilo no âmbito da tarefa do educador, a partir das proposições psicanalíticas. A psicanálise compreende que sustentar a transmissão significa suportar uma posição que exige a renúncia dos ideais de perfeição. O sujeito está implicado em todo ato e, na transmissão, isso se traduz na relação singular do educador com o conhecimento: seu estilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Aparecida Monteiro, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda, doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise pelo Instituto de Filosofia da Universidade de Campinas. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Psicanalista e docente em nível superior de ensino.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Monteiro, E. A. (2013). Educar: da alteridade ao estilo. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34908

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade