Acessibilidade / Reportar erro

Educar: da alteridade ao estilo

Educate: from otherness to style

Resumos

No conjunto de pesquisas em educação escolar identifica-se a crença de que a solução dos impasses na transmissão consiste na criação de novas metodologias de ensino. A presente pesquisa propõe redimensio nar tal confiança e a compreende como uma ilusão sobre a possibilidade de controle dos resultados na transmissão da cultura na escola. Trata-se de um aprofundamento na noção de estilo no âmbito da tarefa do educador, a partir das proposições psicanalíticas. A psicanálise compreende que sustentar a transmissão significa suportar uma posição que exige a renúncia dos ideais de perfeição. O sujeito está implicado em todo ato e, na transmissão, isso se traduz na relação singular do educador com o conhecimento: seu estilo.

Educação; Transmissão; Estilo; Alteridade; Psicanálise


In the body of research on school education identifies the belief that the solution to the impasse in the transmission is the creation of new teaching methodologies. This research proposes resize trust and understand how such an illusion about the possibility of tracking results in the transmission of culture in school. This is a deeper sense of style in the task of the educator from the psychoanalytic propositions. Psychoanalysis understands that sustain transmission means supporting a position that demands the resignation of the ideals of perfection. The subject is involved in any act and, in transmission, this translates into unique relationship with the educator's knowledge: his style.

Education; Transmission; Style; Otherness; Psychoanalysis


  • AULAGNIER, Piera. Um Intérprete em Busca de Sentido Tradução de Regina Steffen. São Paulo: Escuta, 1990.
  • BACHA, Márcia Neder. A Arte de Formar: o feminino, o infantil e o epistemológico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
  • BEIVIDAS, Waldir. Inconsciente et Verbum: psicanálise, semiótica, ciência, estrutura. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 2002.
  • CAMARGO, Ana Carolina Corrêa Soares de. Educar: uma questão metodológica? Proposições psicanalíticas sobre o ensinar e o aprender. Petrópolis: Vozes, 2006.
  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia . Tradução de Alvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
  • CIFALI, Mirelle. Educar: uma missão impossível - dilemas atuais. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, n. 7, p. 139-150, 2º semestre de 1999.
  • COSTA Jurandir Freire. A Questão do Sentido em Psicanálise. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, [199-219]. Dis ponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/jurandir.htm>. Acesso em: 20 set. 2012.
  • FREUD, Sigmund. [1932] Novas Conferências Introdutórias Sobre Psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Coleção Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio de Janeiro: Imago, 1994. Volume 12.
  • GUARIDO, Renata. A Presença do Discurso Médico na Educação. COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE USP, Psicanálise, Educação e Transmissão, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http//www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100059&lhg=PT&nrm=iso>. Acesso em: 14 abr. 2008.
  • KUPFER, Maria Cristina Machado. Educação Para o Futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2001.
  • LACAN, Jacques (1953a). O Simbólico, o Imaginário e o Real. In: LACAN, Jacques. Nomes-do-Pai Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
  • LACAN, Jacques (1953-1954). O Seminário: livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
  • LACAN, Jacques (1966). Escritos Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. Dos "Erros" e em Especial Daquele de Renunciar à Educa ção. Notas sobre Psicanálise e Educação. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, n. 2, p. 27-43, 2º semestre de 1997.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico)Pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. O Professor no Divã. Jornal Folha Dirigida Caderno Educação, Rio de Janeiro, fev. 2004. Disponível em: <http://paje.fe.usp.br/estrutura/lepsi/fdartig.htm>. Entrevista concedida ao Jornal.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 31, n. 1, p. 89-105, jan./jun. 2006.
  • LALANDE, André. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia Tradução de Fátima Sá Correia, Maria Emília V. Aguiar, José Eduardo Torres e Maria Gorete de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • LOPES, Eliane Marta Teixeira. A Educação (não) é Tudo. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, São Paulo, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, n. 15, p. 112-123, 2º semestre de 2003.
  • MANNONI, Maud. Educação Impossível Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
  • MILLOT, Catherine. Freud Antipedagogo Tradução de Ari Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
  • MONTEIRO, Elisabete Aparecida. A Transferência e a Ação Educativa 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2000.
  • MONTEIRO, Elisabete Aparecida. Sobre uma Especificidade do Ensino da Psicanálise na Universidade: a formação de educadores. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
  • MOUGNIOTTE, Alain. Os Métodos de Ensino e Trabalho. In: AVANZINI, Guy (Org.). A Pedagogia Atual: disciplinas e práticas. Tradução de Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Edições Loyola, 1999. P. 109-123.
  • PALHARES, Odana. Transmissão e Estilo: o que define a singularidade na relação professor-aluno? COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE USP, Psicanálise, Educação e Transmissão, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100058&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 14 abr. 2008.
  • ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a Psicanálise? Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
  • SCHARINGER, Joana Pantoja. Psicanálise e Alteridade: um percurso em Lacan pelas diferentes modalidades de outrem. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
  • VOLTOLINI, Rinaldo. As Vicissitudes da Transmissão da Psicanálise a Educadores. COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 3., 2001, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032001000300036&lng=pt&nrm=isso&tlng=pt>. Acesso em: 14 abr. 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    31 Out 2012
  • Aceito
    16 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br