Escrita e Alteridade: um texto em viagem-enigma

Autores

  • Margareth Schaffer UFRGS

Palavras-chave:

Viagem-enigma. Experiência. Escrita. Alteridade. Laço Social.

Resumo

Abordamos, neste texto, experiências de escrita e os impasses da subjetivação na atualidade, através dos laços sociais que constituem o sujeito. A ancora gemteórica dá-se através da educação, da psicanálise e da linguagem, bem como de reflexões surgidas das experiências com escritas de orientandos e de alunos, tanto na universidade como na escola. A partir dessas reflexões, propomos tratar a experiência da escrita não como uma transcrição, mas, sim, como um outro sistema – um desejo de escrita –, o qual comporte a noção de inscrição de um ato de singularidade possível, cujo endereçamento – laço social – vise ao enodamento entre a experiência da escrita como viagem-enigma e a alteridade do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Schaffer, UFRGS

Doutora em Educação e Professora Titular do Departamento de Estudos Básicos e do Pós-Graduação em Educação. Coordena, pelo Cnpq, o grupo de pesquisa "Educação, subjetividade e linguagem". Desenvolve, atualmente, pesquisa sobre "Experiências de Escrita, subjetividade e laço social".

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Schaffer, M. (2013). Escrita e Alteridade: um texto em viagem-enigma. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/32309

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade